Misturador com roscas e pás tombadoras
A Nogueira tem o mixer ideal para você.
A utilização de dietas com altas proporções de ingredientes concentrados tem aumentado a cada ano nos confinamentos para a terminação de bovinos de corte, com a inclusão desses ingredientes próximas de 80% do consumo diário. Para esse tipo de dieta qual o vagão misturador (mixer) mais adequado? Preparamos algumas informações sobre o funcionamento dos modelos mais adequados para esse tipo de dieta.
Misturador com roscas e pás tombadoras
Este tipo de mixer combina um conjunto de roscas e um eixo maior dotado de pás tombadoras (Figura 1). Os alimentos são levantados e tombados pelo molinete, movendo-a para as roscas sem-fins rotativas, que promovem uma ação de mistura, movimentando os alimentos de ponta a ponta e até a porta de descarga. As facas nas roscas, quando presentes, processam a forragem quando necessário.
Este tipo de mixer é utilizado, na maioria das situações, para alimentação de gado de corte em confinamento, cujas dietas são ricas em concentrados e com baixos teores de fibra, que geralmente já está processada (forragens repicadas, bagaço de cana, ensilados, etc).
Figura 1. Sentido de fluxo de mistura em mixer de roscas e pás de tombamento.
Misturador com pás misturadoras
Este misturador é dotado de pás misturadoras para levantar e rolar os alimentos. Um eixo central move os alimentos de ponta a ponta e até a porta de descarga. É interessante que as pás tombadoras sejam revestidas ou acopladas a materiais flexíveis (borrachas) que raspem o fundo do mixer sem promover abrasão ou danificar os ingredientes da dieta.
A parte superior da caixa do mixer é aberta de modo a permitir o carregamento com estruturas de carga acopladas a tratores ou silos de descarga.
Esse tipo de mixer é ideal quando se tem dietas compostas por grãos inteiros e pellets e que exigem o mínimo possível de processamento (quebra), mas que demandam boa qualidade de mistura.
Figura 2. Sentido de fluxo de mistura em mixer de pás de tombamento.