Misturador (Mixer) Horizontal
A Nogueira tem várias opções. Conheça um pouco mais sobre o vagão misturador modelo horizontal
Misturador (mixer) horizontal.
Este mixer usa um, dois, três ou quatro eixos para promover a mistura. Os alimentos se movem ao longo do mixer no sentido horizontal. Nos misturadores de um e dois eixos os movimentos conduzem a mistura em direção ao meio do misturador, e flui para o topo em direção aos lados e de volta para as roscas. A alimentação também é movida para a porta de descarga de ambas as extremidades do mixer.
Figura 1. Sentido de fluxo de mistura em mixer horizontal de um ou dois eixos.
Em misturadores de três e quatro eixos, uma ou duas roscas giram em sentido contra-rotativos e/ou movimentos que promovem o fluxo dos alimentos em direção oposta um dos outros. O fluxo dos alimentos se dá de ponta a ponta e de baixo para cima. Os alimentos se movem em direção à porta de descarga e é descarregada quando a porta é aberta. Nos projetos mais modernos desse tipo de misturador as roscas de mistura dos eixos principais são dotadas de facas entalhadas com capacidade de processar fibras mais longas em tamanhos adequados ao tipo de dieta desejada. Contudo, é fundamental que se tenha a opção para que essas facas de corte possam ser substituídas por “facas lisas” (totalmente sem corte) para as dietas onde se deseja uma boa qualidade de mistura, mas com o mínimo processamento da forragem. As diferenças de projeto nesses misturadores incluem a velocidade de rotação dos eixos helicoidais e o diâmetro do eixo helicoidal.
Para esses tipos de mixer é necessário um volume mínimo de 30% da capacidade de carga (em volume) para que os ciclos de mistura ocorram de forma satisfatória. Essa observação deve ser levada em consideração na escolha do tipo e do volume do mixer quando se tem, na mesma fazenda, lotes e/ou categorias com grande variação no número de animais.
Sentido de fluxo de mistura em mixer horizontal de três ou quatro eixos.