Plantio de milho com espaçamento reduzido? Conheça nossas Colhedoras de Área Total
Nogueira é muito mais colhedora
No mundo, a cultura do milho é mais empregada para a produção de silagem por produzir grandes quantidades de energia digestível por hectare, que pode ser transformada em carne ou leite. A redução do espaçamento possibilita o acúmulo de fotoassimilados pela planta, nos primeiros estádios de crescimento, assim como o melhor aproveitamento e utilização dos recursos disponíveis (água, luz e nutrientes), ou seja, para uma mesma população de plantas, a redução do espaçamento entre linhas melhora a sua distribuição na mesma área, facilitando a penetração da luz solar. Isso resulta em um maior índice de fotossíntese durante o período total de crescimento. A quantidade de fotossíntese realizada pela planta é diretamente proporcional à produtividade alcançada.
Abaixo, mostramos um esquema que ilustra a distribuição de plantas nos espaçamentos convencional e reduzido para a mesma população. Observe a melhor distribuição de plantas no espaçamento reduzido.
Devido à maior uniformidade na linha de plantio, o aproveitamento do solo pelo sistema radicular das plantas de milho é maior e o sombreamento entre plantas da mesma linha, menor. Isso diminui a competição entre plantas e aumenta da habilidade competitiva do milho em relação às plantas daninhas, possibilitando maior aproveitamento de água, luz e nutrientes. Em anos em que a média de chuvas é menor, a diminuição da competição entre plantas e a maior disponibilidade de umidade do solo para cada planta é um fator que irá contribuir para o aumento da produtividade final.
Se redução de espaçamento e maiores populações são determinantes para maiores produtividades nas lavouras de milho para silagem, como fica a colheita? Quanto as opções de colhedoras (ensiladeiras) e plataformas o mercado evoluiu bastante. A Nogueira dispõe de máquinas com área de corte variando desde 1 até 2,5 metros, que colhem independente da linha de plantio. São máquinas mais resistentes e de maior capacidade e agilidade de colheita que, com base em estudos técnicos e científicos, permitiram mudanças expressivas nos sistemas mecânicos das colhedoras e processamento de grãos, com o exclusivo sistema de cracker “Quebra Grãos”.
Entre esses e outros benefícios das colhedoras de área total, estão:
- Rapidez na colheita – Colhe o milho o mais próximo de ponto ideal, com mais grãos e mais qualidade;
- Redução de custos – o custo hora máquina é maior que as colhedoras de linha e menor que as automotrizes, resultando e menor custo por área colhida;
- Aumento da eficiência – colhe mais linhas de lavoura de acordo com o espaçamento e área de corte da colhedora;
- Melhor qualidade - processa maiores volumes de forragem colhida com uniformidade de picado e elevado processamento de grãos;
- Maior segurança no trabalho – dispensa a abertura manual de “carreadores” na lavoura, com opções de corte lateral ou em ré;
- Menores perdas – possibilita acesso a todas as áreas de plantio, evitando sobras ou plantas acamadas;
Nossa dica: A adoção do plantio em espaçamento reduzido pode trazer grandes vantagens ao produtor no cultivo de milho para a produção de silagem, com maiores produtividades de forragem e grãos, que certamente levam a um produto de maior qualidade e menor custo, fatores determinantes para aquisição de colhedoras mais eficientes.