Cuidados básicos para distribuição de fertilizantes, corretivos e sementes
Kit calibrador de distribuição do espalhamento Nogueira
O distribuidor de fertilizante e corretivos a lanço atualmente está sendo utilizado por muitos agricultores no sistema “Plantio Direto” por não mobilizar solo e propiciar alto rendimento operacional na aplicação de produtos granulados. A configuração correta de um distribuidor é também influenciada pelas propriedades físicas do produto, como tamanho da partícula, densidade aparente e o fluxo.
Os erros na aplicação levam a um baixo desempenho do fertilizante, desperdício e, consequentemente, menores produtividades. Isto pode ser evitado se tomados os seguintes cuidados:
- Manter o distribuidor em boas condições verificando sempre se não há quebras ou desgastes na máquina, substituindo peças onde for necessário e seguindo as recomendações de manutenção do fabricante;
- Usar as configurações sugeridas do distribuidor para cada fertilizante em particular e testar essa configuração antes da aplicação. Fazer ajustes para obter um baixo Coeficiente de Variação (CV);
- Repetir regularmente a verificação das configurações para garantir a consistência da aplicação.
- Registrar e arquivar todas as calibrações e manutenções junto com os registros de campo do fertilizante.
- Limpar o distribuidor regularmente, durante e depois do uso. Lavar depois de cada aplicação.
- Cobrir o reservatório e a saída do distribuidor, se contiver fertilizante, durante pequenas paradas.
- Leia o manual de instruções! Preste atenção às recomendações para configuração e calibração da máquina.
- Teste o padrão de aplicação usando um kit calibrador de distribuição do espalhamento antes de começar - (A Nogueira dispõem desse kit)
- Mantenha a distância de transpasse correta no campo. Se não houver áreas de percurso definidas, marque-as com espuma, cor, varas ou qualquer outra coisa, pois o uso da visão não é confiável. Recomenda-se o uso de ferramentas modernas de orientação de transpasse como barra de luzes e/ou estrada virtual e/ou piloto automático.
- Não aplique o fertilizante durante ventos fortes. Os distribuidores centrífugos a lanço são mais sensíveis a este fator. O vento cruzado movimenta todo o padrão de distribuição para os lados.
- Mantenha uma velocidade consistente. Uma diferença na velocidade de 10-20% exerce um claro impacto na aplicação. O uso de controladores eletrônicos de taxa fixa/variável podem ajudar compensando a dose em mudanças de velocidade.
- Não opere a máquina rápido demais. Quanto mais rápido dirigir, maior será o impacto de irregularidades do terreno no tanque de fertilizante, assim maiores quantidades de fertilizantes podem ser lançadas. Isso pode levar a uma distribuição irregular.
- Lembre-se que distribuidores centrífugos a lanço possuem um tempo de retardo, assim a abertura das comportas deve ser atrasada na largada e na chegada ao fim da linha em relação a posição da máquina, pois as partículas de fertilizante serão lançadas para traz. Esta distância normalmente é cerca da metade da distância lateral de espalhamento.
- Existem programas gratuitos que podem auxiliar o produtor na calibração precisa de seu distribuidor.
- Adulanço 3.0 desenvolvido pelo Laboratório de Agricultura de Precisão da ESALQ/USP
https://www.agriculturadeprecisao.org.br/softwares/
- A Nogueira dispõem de equipe técnica e revendas autorizadas capacitadas para orienta-lo quanto o uso eficiente de toda sua linha agrícola, conte sempre com nossa parceria!