Como avaliar o tamanho de corte na silagem de milho

Como avaliar o tamanho de corte na silagem de milho Exemplos de tamanho de corte na silagem de milho

Como avaliar o tamanho de corte na silagem de milho

 

O tamanho das partículas da planta de milho colhidas para silagem pode  afetar a saúde e a produção dos ruminantes, principalmente da vaca leiteira. O tamanho adequado da forragem é essencial para estimulação da atividade de mastigação e da produção de saliva que, por sua vez, é essencial para manter um ótimo ambiente ruminal, ajudando no controle do pH (acidez), para facilitar a ação  dos microrganismos, que são responsáveis por grande parte do processo de digestão.

Na grande maioria das dietas utilizadas no Brasil a silagem de milho é principal fonte de fibra e o gerenciamento do tamanho de partículas começa na colheita da forragem, já que o mesmo é pouco afetado após o processo de fermentação da silagem.

 A metodologia padrão recomendada para avaliação do tamanho das partículas é o Separador de Partículas Penn State (“Penn State Box”), desenvolvido pela Pennsylvania State University. Trata-se de um conjunto de bandejas perfuradas com malhas de diâmetros diferentes, dispostas umas sobre as outras, que devem ser agitadas (sentido vai e vem) em uma superfície lisa, cinco vezes cada lado em dois giros completos, totalizando 40 ciclos.

 A bandeja superior tem orifícios de 19 mm, a segunda de 8 mm, a terceira de 4 mm, e a bandeja inferior não tem aberturas (fundo). A recomendação atual para a distribuição adequada de tamanhos de partículas para a silagem de milho é mostrada na tabela abaixo.

Tabela: Recomendações de tamanho de partículas

Peneiras

Malha

(mm)

Silagem de milho %

Peneira 1

19  mm

3 a 8

Peneira 2

8 mm

45 a 65

Peneira 3

4 mm

20 a 30

Fundo

-

< 10

A compactação da silagem para garantir a fermentação adequada deve ser a maior prioridade ao tomar decisões relacionadas ao tamanho de corte.

Para silagem de milho o tamanho de partícula buscado pode variar de acordo com a quantidade fornecida na dieta. Se a silagem for a única forragem pelo menos 8% das partículas devem ser encontradas na peneira superior (19 mm), e podemos ter um mínimo de 3% quando a silagem de milho não é a única forragem. Na peneira de 8mm o ideal é ficar retido entre 45 a 65% (ou pouco mais);  e cerca de 20 a 30% na peneira de 4 mm. Como, geralmente,  a silagem de milho representa uma proporção maior da dieta, mais material deve permanecer nas duas peneiras do meio e menos na bandeja inferior para garantir que a maior parte da silagem forneça fibra efetiva. Lembre-se, entretanto, que o grão de milho restante na peneira de 4 mm deve ser descontado ao se considerar a fibra efetiva. Na bandeja inferior (fundo) não deve haver mais de 10%.

A matéria seca e a maturidade da lavoura à medida que ela está sendo colhida devem ser considerados ao se decidir o tamanho de partícula para colheita de qualquer silagem.

Contudo, novos sistemas de processamento para colheita de silagem de milho (Shredlage® - Claas) permitem a colheita de silagens com maiores porcentagens de partículas longas, porém bastante uniformes. Essa forragem pode ser de excelente qualidade, pois acondiciona e fermenta bem no silo. 

Nossa dica: Para garantir que o tamanho de partículas da silagem de milho atenda às recomendações técnicas, as amostras devem ser coletadas e avaliadas durante a colheita, por isso é essencial a interação entre o nutricionista, técnico conhecedor dos recursos da máquina forrageira e o operador dessa máquina. Algumas observações práticas durante a colheita podem indicar a necessidade de ajustes rápidos na forrageira para melhorar a qualidade da forragem colhida